Site Oficial do Butoku Dojo Brasil

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Takagi Yoshin Ryū Jutaijutsu - Escola da Árvore Alta e do Coração Elevado


Breve história

"Um salgueiro é flexível, mas uma árvore alta é frágil."


Em 1569, durante a Era Yeiroku (1568-1579), na região de Yama Funagata, em Miyagi, viveu um sacerdote da montanha(Yamabushi) da família Abe chamado Unryu (Dragão das Nuvens). O Bugei Ryūha Daijiten lhe dá o nome de Sounryu. Ele era um especialista em shuriken, bojutsu, yari, naginata e taijutsu do Rinpo Amatsu Tatara Makimono Hiden. O denshō (pergaminho) Amatsu Tatara foi mantido por Abe, Nakatomi, Otomo, e as famílias Monobe. Família de Takamatsu Sensei também possuiu uma cópia, através de sua relação de sangue com a família Kuki. Unryu ensinou Sukesada Ito, um famoso artista marcial de seu tempo (meados do século XVI). Ele era um samurai de Katakura Kojūrō, na província de Fukushima. Ele acrescentou hanbo, kenjutsu e kodachi aos ensinamentos de Unryu e ensinou à Takagi Oriuemon Shigenobu (um jovem samurai do han Tohoku-Shiroichi, em Oku, norte do Japão) as técnicas que mais tarde se tornariam Takagi Yoshin Ryū. Este recebeu o Menkyo Kaiden quando ele tinha apenas 20 anos de idade. No 15 de agosto de 1695, foi nomeado shihan de seis diferentes escolas marciais da guarda imperial, pelo Imperador Higashiyama.

Takagi Oriuemon Shigenobu revisou, ampliou e aprimorou as técnicas que aprendeu com Sukesada Ito, e colocou juntos no que veio a se chamar Takagi Yoshin Ryū  a "Escola da Árvore Alta e do Coração Elevado" ou "Escola do Coração do Salgueiro" . O estilo foi chamado de muitas coisas ao longo de sua história, incluindo Jutaijutsu, Jujutsu, e Dakentaijutsu. Foi fortemente influenciado por Takenouchi Ryū Jujutsu, e Kukishin Ryū. No século 17, o soke de Takagi Yoshin Ryū  Takagi Gennoshin Hideshige, e o soke de Kukishin Ryū, Ohkuni Kihei Shigenobu, travaram um duelo amistoso e se tornaram amigos íntimos. Os estilos trocaram ensinamentos e se reestruturaram, e a partir disso seguiram sua história próximos.

A linha sucessória de soke é:

Unryu
Ito Kii Sukesada
Takagi, Oriuemon Shigetoshi (1625-1711)
Takagi, Umannosuke Shigesada (1655-1746)
Takagi, Gennoshin Hideshige (?-1702)
Ohkuni, Kihei Shigenobu Genroku (1688)
Ohkuni, Yakuburo Nobutoshi
Ohkuni, Tarodayu Tadanobu
Ohkuni, Kihei Yoshisada
Ohkuni, Yozaemon Yoshisada
Nakayama, Jinnai Sadahide
Ohkuni, Takezaemon Hidenobu
Nakayama, Kaemon Sadasaka
Ohkuni, Kamahura Hidetoshi
Yagi, Ikugoro Hisayashi Tempo (1830-1844)
Fujita, Fujigoro Hisayoshi
Mizuta, Yoshitaro Tadefusa
Takamatsu, Toshitsugu (1887-1972 )
Hatsumi, Masaaki (1931)

Características

"Suave como algodão, duro como um relâmpago; coragem para vencer dez mil homens."

Esta escola é famosa na Bujinkan como a "Escola de Guarda-Costas", com técnicas de jujutsu rápidas e eficazes, e daisho sabaki (jujutsu utilizando o daishō) especializado em espaços pequenos, como corredores. Também utiliza de armas longas como Rokushaku Bo e Yari nestes espaço restritos. Praticantes da Takagi Yoshin Ryū utilizam seus conhecimentos de Kyushō e Taijutsu para mover o protegido.

Suas técnicas de torções e arremesso tem como características movimentos otoshi, que impedem o adversário de escapar com rolamentos. Essa característica tem a ver com eliminar o mais rápido possível - pois está se pensando em proteger alguém - e com o espaço restrito e que a atividade de guarda-costas geralmente acontecia (dentro de castelos, especialmente).

Kyushō da Takagi Yoshin Ryū




Um comentário:

Unknown disse...

Dos meus arquivos pessoais. Um complemento:
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
- Quando aplicadas, as técnicas de TAKAGI YOSHIN RYU vão mais além que as do Judo ou Aikido, fazendo com que o adversário seja impossibilitado de rolar ou escapar. É preferível que os arremessos quebrem o ombro ou o pescoço do oponente.
- Bloqueios e golpes utilizados sobre o mesmo KYUSHO.
- Golpes múltiplos a diferentes KYUSHOS.
- Utiliza KIAI nos bloqueios com som (A, O, E, I, U) e consoantes
(KA, TA, TO...) quando se golpeia.
- A princípio as PROJEÇÕES se realizam colocando um joelho no solo, usando o peso do corpo.
- Utilizam-se golpes às pernas do adversário.
- FUDOKEN se conhece nesta escola, como NYUKEN.
- Sempre se controlam os olhos do adversário para tentar deduzir
suas intenções e as técnicas a empregar são velozes.
- Quando se aplica um golpe, outro mais é aplicado imediatamente para assegurar.
- Os KYUSHO na escola TAKAGI YOSHIN RYU se conhecem
como “KIRIGAMI YURUSHI” e se podem considerar os
fundamentos básicos do estudo de pontos vitais. Ao menos se
detalham 30 pontos.
- No caso de PROJETAR o adversário se deve controlar seu
movimento no solo, para evitar que escape rolando. Isto faz
referência a um estilo de JUTAI JUTSU desenvolvido para ser
usado em pequenas habitações, corredores, etc... E não em campos
de batalha. Ao adversário, o arremessa diretamente para
baixo e nunca longe.
- Utiliza-se o peso e equilíbrio do próprio adversário contra o mesmo.

TAKAGI YOSHIN RYU foi, em seus tempos, uma escola de guarda-costas conseqüentemente o JUTAI JUTSU sem armas é importante contra um oponente com ou sem TANTO ou KODACHI.
Esta escola mantém a forma de cobrir com a palma, o agarre de lapela do adversário. Similar a outros RYU, mas aqui se prende contra o peito e depois se pressiona o dorso com o polegar.
Também podemos utilizar o polegar para pressionar seu dedo mínimo, ao mesmo tempo em que agarramos nossa própria lapela por baixo de sua mão. Para soltar o agarre de lapela, agarrar a munheca do oponente e tirar de sua mão violentamente para arrancá-la da lapela, girar ao mesmo tempo, quando ficando em frente a suas mãos.
Outra característica desta escola é que uma vez derrubado UKE, TORI se mantém em pé enquanto controla o adversário pressionando 2 ou 3 KYUSHO simultaneamente. Em pé somos capazes de perceber rapidamente se aparece outro oponente.
Principal ensinamento: “UM RAMO É FLEXIVEL, MAS UMA ÁRVORE ALTA SE QUEBRA FACILMENTE.”
Não existem KAMAE específicos em TAKAGI YOSHI RYU. Conexões com a escola KUKISHINDEN se manifestam através das posições: HIRA e SEIGAN. SEIZA por exemplo, os dedos dos pés estão dobrados, calcanhar vertical e as costas retas (KIZA NO KAMAE). As mãos se mantêm nos músculos da coxa. Quando se golpeia desde esta posição, o joelho direito se levanta enquanto o joelho esquerdo gira ficando a 90º respectivamente à primeira, sobre os dedos dos pés (HANZA NO KAMAE).
Valdomiro.