Site Oficial do Butoku Dojo Brasil

terça-feira, 28 de abril de 2009

Motivações, Desistências e Sinceridades

blog está há muito parado (tanto de escritores quanto de comentadores), e há não menos tempo eu me pergunto o por que, mas só agora que encontrei uma resposta para minha apatia resolvi levar a pergunta à vocês leitores.

Não, ninguém precisa se justificar – reabri este espaço para refletir, tanto eu quanto quem mais quiser, e vou tenta me ater aos treinos e ao Budo, falando um pouco de uma experiência recente.

Após 7 anos de treino já perdi a conta das vezes em que relaxei – faltei aulas, fui e não não me esforcei ou quando me esforcei era para justificar à minha consciência de noite, junto ao travesseiro. Da ultima vez meu mestre me chamou para conversar em particular e disse que se fosse para eu continuar a levar as coisas do jeito que estava levando eu podia ir embora. Foi duro ouvir isso, mas foi necessário. Novamente parei para medir as prioridades da minha vida, o que eu queria do treino, se valia a pena jogar fora todos estes anos de treino – se era certo abandonar o caminho agora que eu tinha conseguido encontrar a entrada. Para mim não valia, mas acredito que para alguns talvez valha.

Os caminhos na vida que valem a pena dificilmente são fáceis de seguir, e ficam ainda mais difíceis quando tem-se que dividir a mente com outras coisas como trabalho, escola, namorada(o)(ou esposa[o],) família etc. Não estou disposto a abrir mão dessas partes tão importantes da minha vida como no passado (e talvez hoje) alguns fizeram (ou façam), então tive que reorganizar minha vida, achar prioridades, abrir mão daquelas horas sem fazer nada (não todas), reduzir as saídas para as noitadas (tempo e dinheiro), mas essas eram as coisas mais fáceis de se fazer – o mais difícil se mostrou dentro da minha cabeça, encontrar a vontade para enfrentar horas apanhando e suando (não, nem sempre é divertido), para mover o traseiro ir até onde devia, sair do conforto de casa...

Estou num ritmo de crescimento bom novamente, consigo ver o que estou aprimorando quando treino, quando ando na rua, quando evito inconscientemente um problema, quando deveria ter tropeçado mas continuei andando... Sei que em breve terei algum desânimo - a experiência me mostrou que isso é cíclico: treinamos, nos empolgamos, aprendemos um monte de coisas, estagnamos, desanimamos e... E ou você toma uma atitude e volta para a parte inicial do processo ou para. A maioria para. Eu ainda não.

3 comentários:

Américo disse...

Cara, agora vc comentou sobre um ponto crucial no treinamento de cada budoka, manter a motivação e continuar treinando, msm com as adversidades. O grande problema eh q se vc deixar, a vida te leva e vc não consegue fazer metade das coisas que queria. Eu estou passando por uma fase parecida, pois devido ao trabalho tive que arar por 2 meses, a agora estou treinando sempre as quartas feiras, unico dia disonivel p mim, e pelo menos sozinho duas vezes por semana. O caracter NIN de NInja significa perseverança, e o kanji JA significa pessoa,em outras palavras ninja, nada mais eh do que aquele que persevera, que não desiste. Se que é dificil superar varios problemas na vida, mas ai vai uma novidade, todas as pessoas passam por isso, umas mais, outras menos, mas o Budô é um estudo p vida toda, se vc simplesmente não desistir e treinar de verdade, Kokoro no Shugyo, vc pode atingir um estado chamado Shin shin gan (olhos e mente do divino), onde uma nova perspectiva de vida se abre diante dos eus olhos. Engana-se quem acha q treinamos apenas p lutar, treinamos para nos aperfeiçoar,o verdadeiro guerreiro é aquele que supera a si mesmo. Então meus amigos, estamos diante do maior dilema do Budô, continuar (de coração) ou parar, essa eh uma escolha pessoaa. Bufu Ikkan

Géssica Gineli disse...

Então, eu estava aqui lendo este post, e me lembrei do inicio do meu treinamento (eu comecei em 2007, mas estou parada atualmente), na época eu estava fazendo o 2º ano e trabalhando a tarde, quantas vezes fui pro treino e não fiz tudo que poderia ter feito, nao fui ao meu máximo, e enrolei mesmo, acho que porque ainda nao me sentia envolvida por tudo sabe, mas depois de 1 mês, eu me via num caminho muito bom, que me trouxe maturidade em muitos pontos,e me ajudou muito, me inclui num meio com ótimas pessoas, fiz grandes amigos e hoje, apesar de estar parada por ter tido de priorizar o vestibular, sinto muita falta dos treinos e ainda tento treinar em casa, mesmo que sozinha,leio, estudo a parte teórica mesmo sem muito tempo, para não "abandonar" entende, e acho isso valido, e sempre com aquela vontade de voltar, treinar, lutar mesmo.
;)

Rodolfo Gentil disse...

Em 1º lugar grande Dilan,diz que aquele que ve seus defeitos consegue ver em si a capacidade de mudar.O que o Dilan falo é fato apanhar é um fator que deixa qualquer um com a comoda vontade de sentar a bunda em um sofá e de la não arretar o pé.Vou contar meu caso aqui ja que todo mundo contou.Eu ano passado era um garoto prodigio ia a todos treinos,se faltava em um era milagre.Dai nesse ano bombaaaaaaa,to indo uma vez por semana e sainda mais cedo por causa de horarios.Muitas vezes me pego se tenho a maturidade necessaria para um dia me tornar um mestre.Mais coisas interessantes no dia dia faz pensar no caminho que vc toma.Como o grande stress que uma experiencia nova acarreta em vc e o quanto vale a pena pra vc lutar por algo que só vc ve como positivo.
Praticar o Budo me fez sentir como uma pessoa,ele me eu uma razão.E eu como um desbocado tenho sido desleixado e preguiçoso.Não adiante chorar,falar que vai mudar.Vc mesmo me disse uma coisa um vez dilan que eu procuro sempre levar em conta.
Se vc errar não peça desculpas,acerte.
Foi bom voltar aqui e falar com vc galera.
A proposito algum shodan/nidan ta afin de ir mais cedo pra me ajudar com o 7º Kyu???
Abraços galera