Site Oficial do Butoku Dojo Brasil

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Mandinga

O que é mandinga? Neste trecho do documentário "Mandinga em Manhattan" alguns mestres dizem o que pensam a respeito.

Um arte que surgiu no Brasil e que, de certa forma, foi uma resposta à uma realidade social nossa. Este arte de guerra é subestimada por muitos (inclusive entre nós da Bujinkan), mas estes por vezes se esquecem que nenhuma arte marcial existe pura e simplesmente, é sempre fruto de necessidades históricas de um ou mais sujeitos, e que tomam forma segundo a realidade que estes vivem.

Voltando à mandinga, essas explicações me lembraram muito alguns ensinamentos/preceitos do Ninpo - "o conhecimento do invisível", "negaça", "mentira permanente", "intangibilidade". Pretendo me informar mais sobre o assunto e futuramente, quem sabe, escrever mais o assunto.

Bufu Ikkan,
Daniel Pires


http://www.youtube.com/watch?v=lXs_MKJAbu4

2 comentários:

Rodolfo Gentil disse...

Bom uma coisa é certa,realmente uma arte num surge do nada para o nada.
A capoeira quando teve inicio tinha toda uma conotação.Porem isso acabou se perdendo em muito,como no judo se vc for ver.
As pessoas acabam a se perguntar se aquilo é uma luta ou apenas uma dança,por que o tempo fez isso com ela.
Me impressiona ver babacas falarem que nunca vão dançar na frente de um oponente.Contudo é isso o conhecimento do invisivel,vc dançar com seu adversario,manipular ele dentro do seu espaço e do espaço dele.
É foda descrever qual o verdadeiro significado da capoeira,pois esse esta meio camuflado por escolas tabajaras que pregam a capoeira como uma dança sincronizada,e não como uma arte de guerra.
Acho que isso que gera uma grande critica nossa praticantes do Budo,vemos muitas vezes alguem copiar e não criar tornando aquilo artificial.
Bom eu não sei oque é mandiga,nem ao menos consiguo ainda intender o principios do coração benevolente.
Mais acredito que uma arte só é arte quando ela é espressa do modo para qual foi criada.
A arte não deve se camuflar deve ser por si só a sua essencia.

Américo disse...

Muito interesse esse texto, pq varios aspectos da nossa arte estao incorporados na mandinga, entre eles o kyojutsu no taken ho e o kukan, que seria um controle do espaõ e do tempo, muito interessante a comparação