Site Oficial do Butoku Dojo Brasil

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Shuriken Jutsu

Este post não pretende ser um extenso tratado sobre shuriken, apenas apresentar estas armas e dar uma breve explicação do seu uso. Pretenciosamente acabar um pouco com a fantasia em torno das "estrelas ninja".

O que é um Shuriken?

São armas de arremesso divididas - grosso modo - em dois grupo: Semban Shuriken (ou Hira Shuriken) e Bo Shuriken.

No primeiro se enquadram as lâminas planas, ou achatadas, com três ou mais pontas, que variam de acordo com a escola (Ryu) ou mesmo idiossincrasia do artesão. Abaixo temos alguns exemplos:

(na imagem acima existem dois que não são Semban/Hira Shuriken, são as duas lâminas no canto inferior esquerdo)
Bo Shuriken, o segundo grupo, são armas de duas pontas, algumas em formato cilindrico (como pregos), quadrado ou ainda achatadas, como facas. Alguns exemplos:



Usos do Shuriken

Contrariando a senso comum, não acredito que esta seja uma arma sempre mortal, como geralmente é mostrada ou citadas. São armas versáteis, utilizadas para conseguir brechas para um ataque mais letal ou ainda a fuga. Armas para causar distrações.

Não atingem grandes profundidades, e exigem muito treino para se conseguir uma proficiência que lhe torne realmente perigoso com ela, capaz de atingir, por exemplo, uma artéria ou veia no pescoço combate real - onde tudo é mais difícil do que no Dojo.

Alguns dizem que elas eram mergulhadas em veneno, mas especialmente no caso das Semban Shuriken, o risco de se envenar com sua própria arma é muito grande, não só na hora de arremessar, mas também no transporte das mesmas, já que são feitas para serem carregadas ocultas, junto ao corpo. Acontecia do ninja em questão levar o veneno consigo num fracos e aplicálo na hora o arremesse, mas é uma situação específica e premeditada.

Uma forma interessante de lutar com Shuriken além de arremessá-las é usá-las ocultas na mão, para furar e cortar, num combate mais próximo. Pessoas de fora costumam nem perceber que você está com uma arma até que vejam sangue.

(Peças da coleção do Soke Masaaki Hatsumi)

Daniel Pires

Obs.: Não tenho Direito de Cópia (Copyrights) de nenhuma das imagens que utilizei aqui,
se elas são suas e você se sentiu ofendido não perca tempo me processando,
apenas peça que eu as retiro do Blog.

2 comentários:

Unknown disse...

Bufu Ikkan Daniel!

Eu encontrei o seu blog recentemente e fiquei animado com o que li, refleti bastante a respeito de algumas coisas que andam acontecendo ultimamente.

Sou faixa branca na arte, comecei recentemente (minha passagem de Kyu será essa sexta inclusive) e eu estou achando incrivel abrir os olhos para a filosofia que existe dentro do ninjutsu. Estou engatinhando agora e as suas palavras me ajudaram a compreender melhor o que eu ja começava a vislumbrar. Parabens pelo blog e nao desista do seu caminho, sucesso.

Erick

tv-magalhães disse...

lol:/ ta mauito bom nao desistas