Site Oficial do Butoku Dojo Brasil

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Ninjutsu Hiketsu Bun

(Essência do Ninjutsu)
A essência de todas as artes marciais e estratégias militares são a autodefesa e a prevenção do perigo. O Ninjutsu resume o mais completo conceito de autodefesa, não apenas do corpo físico, mas também da mente e do espírito. O caminho do Ninja é o caminho da resistência, da sobrevivência e da prevalescência sobre tudo o que pode destruí-lo. Mais do que meramente uma distribuição golpes e cortes, e mais profundamente no significado do que simplesmente se livrar de um inimigo, o Ninjutsu é o caminho para alcançar aquilo que nós precisamos para fazer um mundo melhor. A técnica do Ninja é a arte de vencer.
No início do estudo de qualquer arte marcial combativa, auto-motivação é crucial. Sem estrutura da própria mente, a contínua exposição às técnicas de luta pode levar à ruína ao invés do auto-desenvolvimento. Mas este fato não é diferente de qualquer outra prática benéfica na vida levada ao extremo. A ciência médica é dedicada a melhorar a saúde e aliviar o sofrimento, e ainda o mal uso de drogas e as exultações das habilidades físicas podem levar as pessoas, a um estado onde a saúde de um indivíduo não esteja mais sob seu controle. Uma dieta nutritiva bem balanceada funciona para manter uma pessoa viva, ativa e saudável, mas comer e beber exageradamente ou tomar muita química, é o caminho certo para envenenar o corpo. Os governos têm estabelecido a harmonia de trabalho entre todas as partes da sociedade, mas quando os governantes tornam-se ambiciosos, famintos por poder, ou carentes de sabedoria, o país é sujeito às guerras desnecessárias, desordem ou caos civil e econômico. Uma religião, quando baseada na fé desenvolvida através da experiência, exterior e interior, e na busca incessante do entendimento universal, é inspiração e conforto para as pessoas. Uma vez que uma religião perde seu foco original, entretanto, ela se torna uma coisa mortal com capacidade para enganar, controlar e cobrar as pessoas através da manipulação de suas crenças e medos. É o mesmo com as artes marciais. As habilidades de autodefesa que deveriam prover paz interior e segurança para o artista marcial, então frequentemente desenvolvem-se sem um balanço na personalidade e levam o menor artista marcial para domínios distorcidos de conflito incessante e competição, que eventualmente acabam por consumi-lo.
Se um praticante de artes combativas persegue sinceramente a essência do Ninjutsu, destituído das influências dos desejos do ego, esse estudante progressivamente virá a alcançar o último segredo para se tornar invencível - a obtenção "da mente e olhos do divino". O combatente que venceria deve estar em harmonia com o plano da totalidade, e deve ser guiado por um conhecimento intuitivo de lidar com o destino. Em sintonia com a providência do paraíso e a justiça imparcial da natureza, e seguindo um coração limpo e puro, cheio de crença no inevitável, o Ninja captura a visão que o guiará vitoriosamente na batalha quando ele deve conquistar e o ocultará protetoramente da hostilidade quando ele deve consentir. O vasto universo, belo na sua fria e total impessoalidade, contém tudo o que nós chamamos de bom e ruim, todas as respostas para todos os paradoxos que nós vemos ao nosso redor. Abrindo seus olhos e sua mente, o Ninja pode seguir responsavelmente as astutas estações e razões do paraíso, mudando apenas o que for necessário, adaptando sempre, assim sendo que no fim não há tal coisa como uma surpresa para o Ninja.



Toshitsugu Takamatsu

3 comentários:

Rodolfo Gentil disse...

Muito bom o texto quem fez Takamatsu????
Ow Dilan boy.
Acho que ele explica bem,como a luta pode ser vista com outros olhos,se não apenas o de briguentos que arrumam confusão.
Lutar é uma arte que requer muito treino,espero um dia poder ser considerado um guerreiro dentro da bujinkan.
Mas até la me inspiro em kada dia ser um lutador melhor.
ótimo texto

Dansbodhi disse...

Até onde me consta o texto é sim do Takamatsu, mas eu queria saber que é o tradutor e de que língua ele traduziu...

Para mim a primeira frase do texto, "A essência de todas as artes marciais e estratégias militares são a autodefesa e a prevenção do perigo.", diz quase tud oque penso sobre artes marciais. É tudo sobre sobrevivência, sua e do que você ama (sua família, seus amigos, seus ideiais) - e aqui para mim esta a pergunta chave de como treinar: començando com a pergunta "Por que eu treino?".

É uma arte difícil, que em dados momentos é cansativa e chata (nem me venham dizendo que se divertem depois do décimo Ura Shuto no Kiri Gasumi...). Aqui entra a auto-motivação. Em todos os momentos de sua vida olhar não apenas para seu treinamento mas o que há além dele, mesmo que seja o treinamento apenas pelo treinamento (não consigo imaginar isso mas...

Pensar em como você tá levando seus treinos. O Mike disse outro dia: "Dizem que para uma técnica ficar perfeita você deve fazê-la 1000 vezes com perfeição. Eu acho que para ela ser perfeita você deve fazê-la 1000 vezes perfeitamente." Eu vejo muita gente que por vezes "empaca" no treino, algo normal com qualquer um, mas ao invpes de parar e pensar no que tá fazendo e sujeito vai lá e fica, de forma acéfala, repetindo a técnica, geralmente com brutalidade crescente. Isso é algo complicado, que eu acho que muitos de nós deveríamos rever.

Socar sua testa na parede não vai te dar a "Testa de Ferro", mas sim uma dor de cabeça...

Rodolfo Gentil disse...

auhuahauhau um fim de impacto literalmente ^^
Sabe uma coisa é certa Dilan a cada bendito domingo de manhã vc sair da sua casa sua cama quentinha.
Pra ficar apanhando,de um cara que tem um sotaque ingraçado não é muito motivador.
Mas a cada domingo quando eu volto pra casa com dores no corpo todo,vem de certa forma uma mensagem de dever comprido.
Não por ter ido la visitar o mike mais por mais um dia ter superadoa preguiça o mal tempo,ou no meu caso mãe ^^
Evoluir dentro da luta requer muito trabalho e esforço.Já perdi a kabeça umas dez mil vezes no treino quando não conseguia fazer alguma coisa,por ter um corpo preguiçoso.Mas la vou treinando tentando cada dia rever meus erros.
Penso que hoje em dia,diferente da explicação do takamatsu.As pessoas vem a luta como uma atração,um numero.Esquecendo o pq de lutar,ja vi gente dessistir da luta pq ela forçava o corpo de mais e ele num queria cansar.Hoje em dia temos a cabeça de que basta ir apertar um botão e pumbaaaaa,sabemos tudo.Treinar requer um esforço incondicional e determinação de ser uma pessoas melhor...
Bom espero ter falado algo de produtivo pq agora ta tarde eu to quase roncando em cima do pc.
Amanhã é domingo,um bom dia pra Treinar.