Site Oficial do Butoku Dojo Brasil

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Ninjutsu Hiketsu Bun

(Essência do Ninjutsu)
A essência de todas as artes marciais e estratégias militares são a autodefesa e a prevenção do perigo. O Ninjutsu resume o mais completo conceito de autodefesa, não apenas do corpo físico, mas também da mente e do espírito. O caminho do Ninja é o caminho da resistência, da sobrevivência e da prevalescência sobre tudo o que pode destruí-lo. Mais do que meramente uma distribuição golpes e cortes, e mais profundamente no significado do que simplesmente se livrar de um inimigo, o Ninjutsu é o caminho para alcançar aquilo que nós precisamos para fazer um mundo melhor. A técnica do Ninja é a arte de vencer.
No início do estudo de qualquer arte marcial combativa, auto-motivação é crucial. Sem estrutura da própria mente, a contínua exposição às técnicas de luta pode levar à ruína ao invés do auto-desenvolvimento. Mas este fato não é diferente de qualquer outra prática benéfica na vida levada ao extremo. A ciência médica é dedicada a melhorar a saúde e aliviar o sofrimento, e ainda o mal uso de drogas e as exultações das habilidades físicas podem levar as pessoas, a um estado onde a saúde de um indivíduo não esteja mais sob seu controle. Uma dieta nutritiva bem balanceada funciona para manter uma pessoa viva, ativa e saudável, mas comer e beber exageradamente ou tomar muita química, é o caminho certo para envenenar o corpo. Os governos têm estabelecido a harmonia de trabalho entre todas as partes da sociedade, mas quando os governantes tornam-se ambiciosos, famintos por poder, ou carentes de sabedoria, o país é sujeito às guerras desnecessárias, desordem ou caos civil e econômico. Uma religião, quando baseada na fé desenvolvida através da experiência, exterior e interior, e na busca incessante do entendimento universal, é inspiração e conforto para as pessoas. Uma vez que uma religião perde seu foco original, entretanto, ela se torna uma coisa mortal com capacidade para enganar, controlar e cobrar as pessoas através da manipulação de suas crenças e medos. É o mesmo com as artes marciais. As habilidades de autodefesa que deveriam prover paz interior e segurança para o artista marcial, então frequentemente desenvolvem-se sem um balanço na personalidade e levam o menor artista marcial para domínios distorcidos de conflito incessante e competição, que eventualmente acabam por consumi-lo.
Se um praticante de artes combativas persegue sinceramente a essência do Ninjutsu, destituído das influências dos desejos do ego, esse estudante progressivamente virá a alcançar o último segredo para se tornar invencível - a obtenção "da mente e olhos do divino". O combatente que venceria deve estar em harmonia com o plano da totalidade, e deve ser guiado por um conhecimento intuitivo de lidar com o destino. Em sintonia com a providência do paraíso e a justiça imparcial da natureza, e seguindo um coração limpo e puro, cheio de crença no inevitável, o Ninja captura a visão que o guiará vitoriosamente na batalha quando ele deve conquistar e o ocultará protetoramente da hostilidade quando ele deve consentir. O vasto universo, belo na sua fria e total impessoalidade, contém tudo o que nós chamamos de bom e ruim, todas as respostas para todos os paradoxos que nós vemos ao nosso redor. Abrindo seus olhos e sua mente, o Ninja pode seguir responsavelmente as astutas estações e razões do paraíso, mudando apenas o que for necessário, adaptando sempre, assim sendo que no fim não há tal coisa como uma surpresa para o Ninja.



Toshitsugu Takamatsu

Dicionário do Pequeno Gafanhoto

Aqui tem algumas palavrinhas em japonês que ajudam a guardar o que é o que na nossa arte. Como o tempo guarda-se elas naturalmente, mas aconselho que está começando a dar uma estudada nelas. Quem quiser contribuir com mais coisas é só me mandar que eu atualizo aqui.

Migi: Direita.
Hidari: Esquerda.
Mae ou Zempo: frente ou para à frente.
Koho ou Ushiro: trás ou para à trás.
Yoko: lado, lateral.Ukemi: formas de cair.
Tobi: pular.
Omote: externo, parte de fora.
Ura: interno, parte de dentro, oculto, verso. Opôe-se à Omote.
Gyaku: inversão ou torção.
Kudaki: destruir, quebrar.
Keri ou Geri: Chute.
Ken: punho, ataque, espada, golpe. Depende muito do contexto.
Chi: terra, para baixo.
Sui: Agua.
Ka: Fogo.
Fu: Vento.
Ku: muitas vezes é traduzido como "Vazio", mas "Espaço" é um termo mais adequado, no sentido de "espaço que pode ser ocupado".
Bu: Guerra.
Do: Caminho.
Tai: Corpo.
Bufu Ikkan: é uma Expressão usada comumente entre praticantes de artes marciais e significa algo próximo de "Que os ventos da guerra soprem a favor dos corações puros".
Jutsu: arte, técnica.
Dori: pegada, agarrão.
Mune: lapela ( do Dogi).
Kaiten: rolamento pequeno, em que o corpo se encolhe como uma bolinha.
Nagare: rolamento grande, "caindo". Também é usado no sentido de "fluente" ou "fluir".
Nage: arremesso, projeção.
Otoshi: para o chão, vertical para baixo.
Daikentaijutsu: artes de impacto, com pancadas, como técnicas co socos, chutes, tapas, cotoveladas, joelhadas, etc.
Sabaki: movimento e movimentação.
Ashi: pernas.
Ten: céu, paraíso, para cima.
Naname: diagonal.
Kata ou Gata: forma.
Waza: técnica.
Henka: variação.
Shime ou Jime:
estrangulamento.
Obi: faixa.
Do Gi: roupa de treinamento.
Kimono: vestimenta tradicional japonesa.
Tabi: bota
Arigato: obrigado
Domo Arigato: muito obrigado
Arigato Gossai Massü: muito obrigado (formal)
Mate: chega, parar tudo.
Reishiki: etiqueta em Dojo.
Dojo: local de treinamento.
Tsuki: espetar, estocar, perfurar.
Uke: quem recebe a técnica, emprestando seu corpo para o Tori.
Tori: quem aplica a técnica, e quem deve cuidar do corpo do Uke
Shaku: medida japonesa que equivale à aproximadamente 30cm.
Bo
ou Rokushaku Bo: bastão de 180cm.
Jo ou Yonshaku Bo ou Shishaku Bo: bastão de 120cm.
Hanbo ou Sanshaku Bo: bastão de 90cm.
Tessen: Leque, que era muitas vezes um porrete de metal disfarçado.