Site Oficial do Butoku Dojo Brasil

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Taihen Jutsu Ukemi Gata

Prezados amigos,
Esse ano temos como tema de estudo Togakure Ryu Ninpo... para tanto é de crucial importância darmos enfase também na prática de Taihen Jutsu. Me permito postar essa pekena passagem sobre o assunto comentada pelo Hatsumi Soke.
(Formas de Movimentar e receber com o corpo)


Taihenjutsu (Técnica de Movimentar o Corpo) inclui ações ofensivas e defensivas. A idéia mais importante em relação à execução destas técnicas é que cada parte do movimento deve ser executada suavemente, e cada movemento se conecta um ao outro: Toda técnica nunca deve ser interronpida em seu movimento.
Alguns desses movimentos são o ponto inicial para algumas técnicas em especial como Sabaki Gata (Evasão rápidas) e Moguri Kata (Formas de Submergir). O Ninpo Taijutsu inclui movimentos e técnicas que o farão 'desaparecer', evitar ataques, ou escapar de seu inimigo. Algumas pessoas acreditam que isso possa ser uma atitude covarde. Mas deve ser ter em mente que estas técnicas evasivas são técnicas importantes e necessárias para todos os artistas marciais. Mestre Takamatsu contou uma inteligente estória. Que dizia o seguinte; 'Um Javali selvagem estava perseguindo um Macaco. O Macaco rolava e saltava partindo do chão, de repente, o Javali ficou chateado porque não poderia ver o que ocorria em sua frente embora continuasse correndo... "Logo o Macaco se pôs a sentar debaixo de uma árvore sombreada", escarnecendo o Javali. O que estava à frente era um vale profundo, o Macaco do nada Desaparece e o Javali foi tomado pelo vale!? Como você interpreta esta analogia?

Nós podemos dizer que o Macaco teve uma estratégia? Esta estratégia é chamada inteligência!

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Essencia do Ninjutsu


Eu acredito que o ninpo, a mais alta ordem do Ninjutsu, pode ser oferecido para o mundo, como uma influência guiadora para todo artista marcial. Os métodos de sobrevivência, tanto físicos quanto espirituais imortalizados pelos guerreiros Ninjas japoneses, foram de fato uma das fontes das artes marciais japonesas. Sem treino completo e total em todos os aspectos das artes combativas, o artista marcial de hoje não pode esperar progredir mais do que mera proficiência em um limitado grupo de habilidades musculares que formam seu sistema de treinamento. A iluminação pessoal só pode vir com total imersão do pensamento, transcendência do medo, da injúria e da morte, e um trabalho de conhecimento dos poderes e limitações pessoais, o praticante de Ninjutsu pode ganhar a força e invencibilidade que permite a felicidade das flores se moverem ao vento, á apreciação do amor dos outros, e contentamento com a presença de paz na sociedade.
O alcanço dessa iluminação é caracterizado pelo desenvolvimento do Jihi No Kokoro[1], ou “coração benevolente”. Nascido do entendimento alcançado pela repetitiva exposição a toda beirada entre a vida e a morte, o coração benevolente do Ninpo é a chave para achar a harmonia e entendimento nos reinos dos mundos materiais espirituais e materiais naturais. Após muitas gerações de obscuridade nos sombrios recessos da história, a filosofia de vida do ninja mais uma vez está emergindo, porque mais uma vez é a hora que o Ninpo é necessário no destino da humanidade. Talvez a paz prevaleça e então a humanidade poderá continuar a crescer e evoluir dentro do próximo grande panteão.

Masaaki Hatsumi



[1] Coração Benevolente: Mais forte que o amor em si, o coração benevolente é capaz de compassar tudo o que constitui a justiça universal, e tudo o que acha expressão no desabrochar do esquema de totalidade universal, gerado pelo grande imperador do cosmos.
daviffb

domingo, 6 de julho de 2008

Ensaio sobre o Bûdô

Mais do que em qualquer outra época, as pessoas tem procurado por praticantes de Budo Taijutsu, inclusive praticantes de outras artes que outrora não se interessavam muito pelo lado tradicional. Acredito que tudo isto é muito natural dentro do aspecto de que, tal como o mundo atual, está em uma constante transição onde a busca e a auto-realização através dessa via é o personagem principal. Curiosamente me recordo de que, até o final da década de oitenta, muitos ainda achavam que o Ninjutsu era uma mistura de Karate com Kung Fu. Pude escutar isto de renomados mestres de outras áreas. Era uma era realmente do não conhecimento e ignorância sob o aspecto clássico japonês. Quando a verdade veio à tona, muitos se justificavam como conhecedores. Para mim, toda arte é maravilhosa e toda pessoa tem algo de bom a acrescentar. Embora existam opiniões e formas de expressão variadas, é do livre arbítrio de cada uma posição diante dos caminhos, de forma que não estabeleço nenhum dos lados como correto. No Japão foi proibido o cultivo de toda e qualquer arte que tivesse como sufixo a palavra "Jutsu". Com a necessidade de uma reformulação e nova adaptação nos conceitos tradicionais o "DO" se fez presente.De uma forma ou de outra, em meio a uma série de contradições históricas, o "DO" já existia mesmo antes da intervenção de MacArthur, como podemos ver o exemplo do "JUDO".
Desta forma, muitos outros estilos de "KORYU" também sofreram com a chegada de uma nova era moderna substituindo o sufixo jutsu - arte - pelo sufixo do - caminho. Como exemplo: Aikijujutsu - Aikido, Kyujutsu - Kyudo, Kenjutsu - Kendo, Chanoyu - Chado e uma série de outras. Porém, o Zen ainda permaneceu no pensamento Japonês. Traços de todas essas tendências ainda são encontradas no Japão de hoje, mas as formas inspiradas pela ioga, a disciplina e as artes marciais do Zen e do budismo tendem a trair mais o interesse geral do que o acadêmico tradicional ou ocidentalizado.

abraçosss
daviffb

Ensaios

Prezados leitores,

Como um leitor contumaz desse Blog deixarei a partir de hoje alguns ensaios sobre o Budo
estendendo o convite a todos os leitores.

Abraçosss,

Daviffb